Qual a Diferença Entre Paixão e Amor?
- Marilu Martinelli
- 10 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Qual a diferença entre paixão e amor?
O fogo devorador da paixão se alimenta da dificuldade, e do sofrimento. Não existe paixão feliz. O arrebatamento passional vem sempre acompanhado de aflição e agonia.
A paixão pode perdurar? Pode sim, desde que haja impedimentos, que seja irrealizável a felicidade do casal. Principalmente no chamado amor romântico, como o narrado em Romeu e Julieta, Tristão e Isolda, Heloisa e Abelardo, e outros romances trágicos.
É impossível imaginar Romeu e Julieta casados, com filhos e netos; nem Tristão e Isolda discutindo sobre a educação dos filhos, e onde passar as férias, por exemplo. A paixão para continuar ardendo precisa de duas pessoas, porém para arder, vibrar e perdurar precisa mais da ausência do que da presença do outro.
Além do mais, a pessoa apaixonada idealiza o objeto do seu desejo. Quando o transe da paixão arrefece e termina, o outro torna-se real, perde o encanto e a indiferença se instala. Muitas vezes após o término da paixão nos perguntamos: Porque fui me apaixonar por tal pessoa , e não encontramos resposta. No estado de paixão vivemos dentro de numa bolha de ilusão.
Outra característica da paixão é querer usufruir do outro mais do que doar-se. O outro é visto como alguém capaz de suprir todas as carências já existentes e fomentar outras, incessantemente. Sem dúvida, a paixão é um sentimento tão intenso e avassalador que consome a si mesmo.
Muitas vezes a paixão morre, para evitar que o apaixonado morra, de paixão. Já o amor, apesar de implicar desejo sensual, e provocar insegurança e inquietação, traz alegria, leveza e coragem de se aventurar. Quando amamos não buscamos alguém idealizado, nos contentamos com quem existe. Quanto mais próximos e mais companheiros seja o casal mais o amor se fortalece.
Na convivência diária, um casal que se ama pode até sentir tédio, mas os momentos de alegria, de prazer de confidência e confiança, de ternura e sensualidade são muito mais frequentes, O tédio é dissipado pala sensação de plenitude que provoca o fato de amar e ser amado.
Um casal que se ama, é feliz. isso porque se desejam mutuamente, dividem o mesmo espaço, compartilham sonhos, e têm nos bons e maus momentos um aprendizado.Tudo vale a pena e tem significado, quando estão juntos porque usufruem de uma amorosa parceria, e uma doce e profunda intimidade.
A paixão tece ilusões, nos apaixonamos pelo irreal, e inexistente. O amor, embora seja um sentimento poderoso, intenso e profundo, não fantasia, pelo contrário revela a beleza de amar e ser amado pelo que realmente somos.
_____________________

MARILU MARTINELLI - É colaboradora do Instituto Seva. É Jornalista.Escritora. Professora de Mitologia Universal. Filosofia Oriental e Ética das Religiões. Consultora para Formação de Educadores e Gestores em Valores Humanos. Professora convidada da Unipaz SP e PUC SP. Ministra workshops sobre Desenvolvimento Humano.
Posts recentes
Ver tudo🌌✨ Retiro de Ufologia e Espiritualidade: Uma Jornada para Além do Visível ✨🌌 📆 05 a 07 de Julho, Uberlândia e Fazenda Retiro do Campo...